No consultório, é comum que tenhamos problemas com faltas, remarcações e atrasos. Essas situações podem atrapalhar a rotina dos seus atendimentos e o resultado final do tratamento destes pacientes. Contudo, como resolver esses problemas sem constranger o nosso cliente? Por meio de um contrato terapêutico claro e bem estruturado!
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Com o contrato, você consegue lidar com o problemas com faltas e manter acordos entre você e seus pacientes. Desta forma, ninguém será surpreendido. Entre esses acordos, além daqueles exigidos pelo código de ética, é importante ressaltar:
- O que você, como psicóloga, deve cumprir para que a sessão siga da melhor forma?
- O que você precisa que o paciente cumpra para que o tratamento seja efetivo?
- Em casos de falta:
– Para faltas justificáveis, é necessário avisar quanto tempo antes? (No meu contrato, eu especifico em até 24h de antecedência, em horário comercial)
– Em caso de falta sem aviso prévio, a sessão será cobrada normalmente, terá alguma multa ou haverá remarcação?
- Para remarcar sessão:
– O paciente tem quanto tempo (após a falta) para remarcar uma sessão?
– Quais são os horários destinados à remarcação?
- Em caso de atrasos (visto que grandes atrasos podem refletir nos próximos atendimentos):
– Qual é a tolerância de tempo em caso de atrasos?
Por fim, é essencial reforçar que o sucesso de um tratamento requer um trabalho conjunto entre psicóloga e paciente.
Oriento que o contrato seja feito por escrito, assinado e com duas vias (uma para você e outra para o paciente). Ao introduzi-lo na sua rotina, converse tranquilamente sobre estes pontos e explique a importância do contrato para a terapia. Assim, o documento assegura que você possa cobrar pontualidade e comprometimento, enquanto o paciente não é pego de surpresa, caso seja necessário conversar sobre qualquer assunto do contrato.