Quando falamos sobre a divulgação para Psicólogos conseguirem pacientes de uma forma que respeite os preceitos do código de ética da profissão, o marketing que funciona é aquele que se conecta diretamente com as dores emocionais das pessoas que precisam do atendimento psicológico.
São os conteúdos que geram nas pessoas aquela sensação de: “Nossa, parece que essa Psicóloga está falando comigo!”. Como alguém que está com dificuldade para fazer uma prova por conta da ansiedade e se depara com um texto sobre técnicas para reduzir a ansiedade durante a prova.
Certo! Mas como consigo fazer esse tipo de divulgação?
Esse tipo de divulgação é feito a partir do Nicho! O nicho um segmento dentro de um mercado maior, com um grupo de pessoas que compartilham dores, necessidades e desejos em comum. Exemplo prático:
Psicologia é o grande mercado. A ansiedade é um nicho dentro da Psicologia, pois é um dos segmentos que essa ciência atende. As pessoas que têm ansiedade passam por algumas dores, desafios e necessidades em comum, pois compartilham o mesmo problema.
Ao segmentar e escolher um nicho, você tem muito mais chances de atingir as dores de um determinado público.
Por exemplo, se você fala sobre a importância de cuidar da saúde emocional, você causa um tipo de impacto. Agora, se você fala sobre como compreender e lidar com as birras das crianças, é muito provável que você chame mais atenção de pais e mães, gerando a sensação de “nossa, esse conteúdo é para mim!”.
Principais benefícios de ter um nicho:
- Você conhece de perto todas as soluções para aquela dor específica;
- O paciente sente na sua comunicação que você conhece a dor dele;
- Te dá mais autoridade;
- Conexão quase instantânea;
- Reduz o seu custo de divulgação.
Como escolher o nicho?
É possível escolher o nicho a partir da sua história pessoal, do que você percebe que o mercado busca (por meio de pesquisa) ou por meio dos casos que você mais gosta de atender.
Você pode escolher o nicho entre:
- 3 macro áreas:
- Relacionamento
- Saúde
- Carreira/Trabalho
- 4 faixas etárias:
- Crianças
- Adolescentes
- Adultos
- Idosos
Exemplos de Nicho:
- Emagrecimento/Transtornos Alimentares;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Saúde emocional e Trabalho (stress, ansiedade, burnout, depressão);
- Performance de Atletas;
- Luto;
- Relacionamentos;
- Aprendizagem;
- Entre outros