Nicho para Psicólogos:  O que é e como definir

0001-2227297869_20210601_170256_0000

Quando falamos sobre a divulgação para Psicólogos conseguirem pacientes de uma forma que respeite os preceitos do código de ética da profissão, o marketing que funciona é aquele que se conecta diretamente com as dores emocionais das pessoas que precisam do atendimento psicológico.

São os conteúdos que geram nas pessoas aquela sensação de: “Nossa, parece que essa Psicóloga está falando comigo!”. Como alguém que está com dificuldade para fazer uma prova por conta da ansiedade e se depara com um texto sobre técnicas para reduzir a ansiedade durante a prova.

 

Certo! Mas como consigo fazer esse tipo de divulgação?

Esse tipo de divulgação é feito a partir do Nicho! O nicho um segmento dentro de um mercado maior, com um grupo de pessoas que compartilham dores, necessidades e desejos em comum. Exemplo prático:

Psicologia é o grande mercado. A ansiedade é um nicho dentro da Psicologia, pois é um dos segmentos que essa ciência atende. As pessoas que têm ansiedade passam por algumas dores, desafios e necessidades em comum, pois compartilham o mesmo problema.

Ao segmentar e escolher um nicho, você tem muito mais chances de atingir as dores de um determinado público.

Por exemplo, se você fala sobre a importância de cuidar da saúde emocional, você causa um tipo de impacto. Agora, se você fala sobre como compreender e lidar com as birras das crianças, é muito provável que você chame mais atenção de pais e mães, gerando a sensação de “nossa, esse conteúdo é para mim!”.

 

Principais benefícios de ter um nicho:

 

  • Você conhece de perto todas as soluções para aquela dor específica;
  • O paciente sente na sua comunicação que você conhece a dor dele;
  • Te dá mais autoridade;
  • Conexão quase instantânea;
  • Reduz o seu custo de divulgação.

 

Como escolher o nicho?

 

É possível escolher o nicho a partir da sua história pessoal, do que você percebe que o mercado busca (por meio de pesquisa) ou por meio dos casos que você mais gosta de atender.

 

Você pode escolher o nicho entre:

  1. 3 macro áreas:
  • Relacionamento
  • Saúde
  • Carreira/Trabalho

 

  1. 4 faixas etárias:
  • Crianças
  • Adolescentes
  • Adultos
  • Idosos

Exemplos de Nicho:

  • Emagrecimento/Transtornos Alimentares;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Saúde emocional e Trabalho (stress, ansiedade, burnout, depressão);
  • Performance de Atletas;
  • Luto;
  • Relacionamentos;
  • Aprendizagem;
  • Entre outros

 

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM: