Olá, psicóloga(o)! Como você faz Atendimento Social? Pergunto pois, há anos, vejo psicólogos desistirem da clínica por não conseguirem manter o consultório e ter uma vida confortável. Sem dinheiro, muitos decidem não seguir na Psicologia. É por isso que eu defendo a ideia de cobrar valores justos pelos nossos atendimentos, a partir da visão empreendedora da nossa profissão. Contudo, isso não anula o fato de que eu reconheço que nós temos a missão de doação ao ser humano.
Precisamos cobrar um valor justo! Mas e quando encontramos alguém que precisa de tratamento, mas não consegue arcar com os custos?
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Como posso aplicar o Atendimento Social?
Se o papel de ajudar a nossa comunidade arde em seu coração e você gostaria de poder atender pessoas em situações de vulnerabilidade social, o atendimento social é uma atividade que você pode escolher. Essa decisão deve vir de uma vontade sua, não como uma estratégia para manter seu consultório. Atendimento Social deve estar ligado à ideia de usar o seu conhecimento como entrega para a sociedade, jamais como uma forma de conseguir lucro.
Ter um consultório rentável não é o oposto de colaborar com a nossa comunidade. É possível equilibrar as duas coisas! O problema surge quando os psicólogos fazem atendimento social apenas para conseguir muitos pacientes. O resultado disso é que muitos ficam frustrados com o baixo retorno financeiro e desanimam.
Agora, quando esse trabalho é realizado por servir, sem depender desses atendimentos para se manter, você desempenhar um papel muito importante para a nossa profissão e contribuirá para a sua comunidade, sem desapegar do sucesso na sua carreira.
Caso escolha desenvolver um papel de doação à sociedade, mas não quer ter prejuízos financeiros, a minha orientação é:
- Selecione um dia ou horários e destine-os para pessoas que não podem arcar com os custos do seu atendimento. Nos outros horários, atenda no valor integral da sua sessão, por um preço justo. É importante fazer os cálculos de quantos atendimentos você consegue ceder e manter um bom faturamento! 😆