Como ter uma Reserva Financeira em um Consultório?

reserva-financeira

Imprevistos e acidentes acontecem o tempo todo e, infelizmente, não estão dentro do nosso controle. Acontecimentos como esses, sem o preparo adequado, podem se tornar verdadeiras dores de cabeça. “Rô, como posso prevenir isso?” Uma reserva financeira é um dos principais pilares para ter um futuro garantido e um presente mais tranquilo em um consultório clínico. E vou te dizer porquê!

 

Quando falamos em criar uma “reserva”, ou seja, guardar uma certa quantia em dinheiro, logo nos vêm à cabeça um pensamento de desafio. “Como irei guardar o que sobra?”. Normalmente nos limitamos a deixar o salário que recebemos destinado para cada finalidade: pagar contas ou investir em algum momento de lazer com a família e, depois disso, raramente sobra. O que dirá guardá-lo?

Esse pensamento vem de uma série de concepções erradas e mitos quando o assunto é “finanças”. E por mais que saímos da faculdade preparada(o)s, muitas de nós se formam sem saber como desenvolver um planejamento financeiro verdadeiramente eficaz e o quanto ele é importante para a estabilidade de uma carreira de sucesso na Psicologia.

Maaaaas, saiba que nunca é tarde para começar!

Como fazer:

Ter um contador é sempre aconselhável para manter o controle das partes financeiras. Mas se assim como eu no meu início do meu consultório, você não tiver oportunidade para ter um no momento, é bom seguir essas dicas simples:

Crie uma lista ou livro-caixa e coloque no papel o retorno financeiro que você recebe e as contas que precisa pagar. Assim você terá consciência de seus gastos e conseguirá ver o quanto tem e o quanto está saindo. Após isso guarde 10% do que você recebe para emergências ou projetos e transforme em uma prioridade.

Apenas com esses pequenos cuidados, você consegue se prevenir de situações inesperadas e dessa forma, garante a estabilidade do seu consultório.

Você possui uma reserva financeira? Comente aqui embaixo! 

 

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM: