Olá! Muito bom está contigo colega, psicólogo(a), que quer realmente viver do sonho que é o consultório! Hoje eu quero trazer uma reflexão dentro de um contexto que nós estamos vivendo dentro da psicologia. Há 20 anos o acesso à educação era muito mais difícil. Poucas pessoas têm a oportunidade de ter acesso a uma universidade.
O que eu quero dizer como profissional é que existiam menos profissionais liberais em todas as categorias e consequentemente muita procura, muita demanda, muitas pessoas indo em busca desse serviço. Então precisamos de muitos profissionais para atender a demanda desses pacientes. Não somente na psicologia, dentistas, advogados, nutricionistas, fisioterapeutas, todos os profissionais. Porém, as coisas mudaram, hoje o acesso à educação é mais fácil e naturalmente existe muito mais pessoas. Estamos vendo o número de profissionais que são novos no mercado e com isso nasceu um negócio cada vez mais presente na nossa rotina chamada concorrência.
Não que seja concorrência uma coisa ruim, muito pelo contrário. Mas naturalmente com essa ideia que existe muito mais profissionais no mercado como as pessoas tendem a ter um critério para ir em buscas profissionais. Hoje nós temos um segundo estágio disso, com a questão das mídias sociais existe uma facilidade muito grande para que qualquer pessoa tenha uma possibilidade de expressar aquilo que pensa. Isso de algum tipo oferece pessoas que trabalham com determinadas áreas e que não são formados naquilo.
Metodologia Própria
Por exemplo o coach, o crescimento de grandes partes de pessoas que fizeram ali um curso e naturalmente se intitulam analistas comportamentais. Nós temos visto pessoas normais que fazem pequenas formações e passam a ser profissionais dentro daquele contexto.
As vezes é a blogueira, um influenciador digital ou aquela pessoa que viveu o processo de emagrecimento e que hoje criou uma espécie de metodologia própria. É considerada como uma pessoa formada, os mercados estão sofrendo com isso. Mas o que isso tem a ver com a psicologia? Nós não temos essa característica de olhar o nosso trabalho com uma visão mais empreendedora e até mesmo administrativa.
E ai onde tudo isso pesa? Nós dificilmente trazemos essa ideia de criatividade, de trazer o novo, muitos de nós estamos aqui apegados, não estou dizendo a nível de técnica, a nível de prática. Mas de alguns conceitos na captação dos clientes, de posicionamento, de atendimento. O nosso jeito de trazer essas pessoas na psicologia ainda é muito arcaico diante da nossa necessidade que nós temos. A maioria não divulgada ainda essa ideia de estratégia.
Tenha criatividade
Muitas redes sociais estão colocando frases motivacionais ou que falam de assuntos aleatórios. Todo dia fala de alguma coisa e definitivamente isso não é marketing digital e menos ainda focado na ideia na inovação. Quero deixar aqui nesse texto como um grande alerta. Não só em uma ideia de medo, pois não é essa aqui a questão. Mas sim de contextualização e de conscientização para que haja essa abertura.
Não que realmente você colega está disposto a inovar, ser criativo e desenvolver uma lógica? Uma estratégica para fazer as pessoas entendidas a solução física para que ela precisa resolver. Pois você com sua habilidade técnica tem capacidade para ajudá-la.