Olá, eu sou a Rosane Santos, criadora do programa PsicoNegócios, do qual eu ensino gestão e carreira de sucesso. Como desenvolver uma carreira de sucesso na psicologia e viver exclusivamente da psicologia clínica. E algo que vejo bastante, foi um grande sabotador ou uma grande armadilha que me ocorreu nos primeiros anos de consultório. Tem aquela necessidade de você está perdendo pacientes e a sua agenda está vazia, você não tem cliente, não tem paciente, mas tem um monte de gente ligando, e perguntando se você atende pelo plano X.
Colega psicólogo, colega psicóloga, me diz o seguinte: Quando um paciente liga para você ou manda uma mensagem para você ou pra sua secretária e pergunta assim, a doutora ou você atende pelo plano X? Você está perdendo pacientes caso você não atenda por esse plano?
O que a mente sabotadora faz? Ela vai pensar, o meu jeito de atender uma agenda cheia é atender pelo plano X, se eu não atendo eu estou perdendo paciente. Olha essa foi uma armadilha que eu passei e me deixou sete anos em um plano de saúde. Vivendo assim um caos na minha vida com uma agenda lotada, ganhando nem o valor que eu precisava para pagar a sublocação. E qual era minha grande questão? Entender que eu estava perdendo pacientes.
Você precisa sair disso
Eu precisava sair disso, e qual foi o jeito que eu entendi que eu precisava sair? Buscar o plano X trouxe todos os problemas que com certeza se você atende por plano de saúde você sabe o que isso gera. Tem agenda lotada, mas não tem ganho suficiente, então muitas vezes isso não adianta nada. E com isso vem essa sensação de perda, e essa sensação acaba sendo uma armadilha.
Então precisamos tomar bastante cuidado em relação a isso. Ao falar o valor da sua sessão, ela pode achar caro ou barato. E outro momento eu vou falar o que ensino na mentoria como você pode mostrar um pouco disso. Até por que ela entenda por que sua sessão é X e do outro colega é Y.
A grande questão é você entender que simplesmente aquela pessoa, ela não é o seu público alvo. Atender pessoas que tem interesse para aquele plano X, pode ser que não seja o melhor para a sua carreira. Então é por isso que ter um planejamento estratégico, um plano de negócio, uma visão da psicologia e do consultório como empreendimento faz toda diferença para que você não tenha medo de dizer que não atende pelo plano ou não faz aquele valor.
Você não está perdendo aquele paciente. Só significa que essa pessoa que te procurou não seja o seu público alvo. Você precisa entender então qual é o seu público alvo. Aprender sobre gestão, carreira, gestão financeira e negócios. E empreender, sim, o seu consultório é uma empresa.
Uma resposta
Excelente, tenho aprendido muito. Obrigada pelas informações.